terça-feira, 5 de abril de 2011

Maré vermelha


O fenômeno da maré vermelha, provocado pelo excesso de algas microscópicas.
A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar.
As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração.
Dependendo da espécie de alga, a mancha pode adquirir coloração vermelha, marrom, laranja, roxa ou amarela. Uma vez que a água nem sempre fica vermelha, o termo "maré vermelha" vem sendo substituído por "floração de algas nocivas" ou simplesmente "FAN".

Conseqüências da maré vermelha no Brasil

A floração de microalgas durante a maré vermelha pode representar uma série de ameaças ao ambiente marinho e ao homem. Em 1962, na África do Sul, por exemplo, uma floração de dinoflagelados provocou a morte de mais de 100 toneladas de peixes devido ao entupimento de suas brânquias.

Algumas espécies de algas que podem se multiplicar durante a maré vermelha são parasitas de peixes, alimentando-se de seus tecidos e provocando sérias lesões em seus corpos.

 
A maré vermelha pode causar a queda na qualidade da água do mar, pela diminuição da concentração de oxigênio nela dissolvido. Esta diminuição pode ocorrer por duas razões diferentes.
Maré vermelha no Brasil

No Brasil, a última grande maré vermelha ocorreu na Baía de Todos os Santos, Bahia, em 2007, e provocou a morte de cerca de 50 toneladas de mariscos e peixes, representando uma ameaça às atividades econômicas da população local.
Atualmente, os cientistas vêm aperfeiçoando técnicas de monitoramento capazes de prever quando e onde ocorrerão novos episódios. Este acompanhamento permite que se conheça melhor o funcionamento do fenômeno para que, algum dia, possamos abrandar ou até evitar os problemas causados pela maré vermelha.


Um comentário:

  1. O Blog de vcs ficou muito bom, com bastante conteúdo e uma boa divisão. Com relação à nota referente a estrutura do Blog vcs tiraram a nota máxima (5,0). Entretanto, a nota do trabalho consiste na soma do resultado final (estrutura do Blog) com a participação dos membros do grupo na confecção e discussão do assunto (nota individual). Dessa forma, teremos NOTA DO BLOG + NOTA INDIVIDUAL = NOTA DO TRABALHO.

    Abçs.

    ResponderExcluir